ACESSÓRIOS E UNBOXING: nessa época onde parece que economia de materiais é a palavra chave, acredito que já não de para esperar muito (exceto dos Nokia), e deva ficar contente com os acessórios do Xperia x10 Mini nacional. Meu X10 Mini veio com um cabo usb, um adaptador AC, duas tampas traseiras (preta e prata), um fone de ouvido com adaptadores para "encaixar" melhor no ouvido, e um micro sdhc de 4Gb.
Tudo muito bom, mas nada fora do normal. A única coisa que gostaria de ressaltar é a inclusão de duas capinhas de cores diferentes para personalizar o X10 mini, rosa e branca ou preta e prata; e isso se adequa bem ao post que fiz sobre o carater fashion dos mobiles.
Mas, para dar uma melhor noção tanto da caixa quanto dos acessórios, acho que só mesmo mostrando. Por isso, coloquei a seguir um mini unboxing e hands-on do xperia x10 mini, que também vai servir para introduzir e ilustrar o próximo item, que trata do design.
DESIGN: o tamanho do Xperia X10 Mini é algo que impressiona, apesar de saber das dimensões dele, juro que na primeira vez que vi o X10 Mini na Claro jurei que se tratava de um fake ou xing ling. Ele é realmente muito pequeno e muito leve, e isso faz com que ele nuca seja um estorvo para carregar de um lado para outro, independente da situação, e o fato dele ser um pouco mais gordinho em nada incomoda.
Agora vem a contradição: apesar do aparelho ser extremamente pequeno e eu ter mãos de sherek, me senti super à vontade ao manusea-lo. Botões, ícones, menus, tudo é facilmente acessado com o polegar enquanto o X10 mini está bem seguro na mão, não causando qualquer sensação de “desequilíbrio” que sentia com alguns modelos que já tive, ele está sempre bem firme na mão.
O material dele não tem nada demais, é o mesmo Black piano melecado de sempre, mas para minha felicidade isso é apenas na parte frontal, inferior e superior. As laterais e a parte traseira do X10 mini são cobertas por uma tampa removível, sob a qual fica localizado o sim card e o cartão micro sd.
Como já comentei acima, essa tampa tem uma função muito mais estética do que funcional, já que a bateria dele não é removível. Essa tampa pode ser trocada por outras de diferentes cores, conferindo um aspecto diferente e, muitas vezes mais divertido ao X10 mini. O meu veio com uma tampa preta fosca levemente emborrachada e uma prata piano, a outra opção no mercado nacional vem com uma tampa rosa e outra branca; lá fora estão disponíveis outras cores como vermelho e verde que ainda não chegaram por aqui.
TELA: sem dúvida a tela dele é bem pequena, 2.55” nas especificações, mas a menor tela touch que eu já mexi na prática. Mas é um preço que inevitavelmente tem que ser pago quando se quer um aparelho pequeno.
A tela pequena é pior para ver fotos, vídeos, mas bem confortável para um celular, ainda mais com a boa adaptação dos programas, como vou exemplificar no tópico “INTERFACE”.
Fora isso ela tem acelerômetro e, segundo as especificações, é resistente a arranhões (mas eu que não vou pagar para ver). Outra coisa que vale à pena citar é que, apesar de ter trauma da resolução QVGA pela época que usava o Windows Móbile no Android do X10, ao menos com esse tamanho de tela, a resolução não deixa absolutamente nada a desejar.
INTERFACE: Não sei como é no X10, mas no X10 Mini, achei a adaptação da interface da S.E. muito bem feita, principalmente pela praticidade e pela adequação ao tamanho da tela. Vou tentar falar bem detalhadamente nesse ítem sobre a interface do Xperia X10 mini para mostrar como isso pode ter deixado o aparelho mais útil e bem adequado mesmo ao usuário leigo.
No início está aquela tela padrão de widgets, a diferença é que no X10 cabe apenas 1 widget por tela, mas é possível ter mais de 20 telas ao todo. Eu estou com 20 no momento, mas apenas para teste: relógio, calendário, painel de energia, facebook, latitude, menu vivo, busca, roadsync, suporte sony ericsson, timescape, ligar/desligar tráfego de dados, e várias notas.
Aqui destaco 2 que gostei muito: o painel de energia, onde é possível ligar ou desligar rapidamente o bluetooth, wi-fi, gps, sync e a luz de fundo; e as notas. Na própria nota você tem a opção de fazela aparecer como um widget na página inicial, uma nota por tela, e pra mim tem servido como um substituto muito eficiente do to do.
Além das telas com widgets, outra coisa que achei muito bem bolada foi a presença de um atalho em cada uma das quinas da tela, ou seja, 4 por tela, onde você pode incluir os programas que mais usa para ter um acesso mais rápido.
Entrando no Launcher, os programas estão inicialmente organizados em 5 telas, com 9 ícones cada, e para navegar entre elas basta passar o dedo da esquerda para direita e vice-versa, bem no estilo iphone, muito mais prático do que aquela lista "infinita" que eu tinha no Galaxy.
Também, da mesma forma como ocorre no iphone, é possível organizar os programas no launcher, movendo determinado ícone para tela que quiser e colocando na posição que desejar. Mas há um plus que me agradou bastante: é possível deixar uma tela em branco. Porque me agradou? Poque, principalmente por ter comprado na Vivo, meu X10 veio cheio de ícones que eu adoraria poder remover da minha tela, mas não posso, a “solução” que arranjei foi colocar tudo que uso nas 4 primeiras telas, deixar a 5ª tela em branco, e o que não uso da 6ª tela em diante. Apesar de não resolver, foi uma solução excelente dentro das possibilidades que tinha.
Como comecei a falar no tópico “TELA”, os programas e métodos de entrada foram muito bem adaptados à pequena tela do X10 mini. Falando em termo dos programas nativos dele, não senti dificuldade em nada, é tudo prático e rápido de usar.
O tamanho de cada tecla é excelente, a sensibilidade e resposta ao toque também são nota 10. Outros detalhes que foram bem pensado foram o dicionário T9 e a possibilidade de gerenciar as novas palavras a serem adicionadas e a forma de alternar entre o teclado alfanumérico, numérico e de símbolos apenas movendo o dedo da direita para esquerda ou vice-versa (apresentado no vídeo).
DESEMPENHO: minha experiência com o Android é bem pequena, mas de modo geral o desempenho do Xperia X10 Mini me deixou bastante satisfeito. Não fiz benchmark nem nenhum teste mais objetivo do tipo, mas o tempo de abertura dos programas, de alternação entre as tarefas e mesmo a transição das animações me deixou muito satisfeito, não presenciei lags nem senti necessidade/vontade de desabilitar as animações. É claro que aqui, o fato da tela ser QVGA da uma boa ajuda no desempenho, exigindo menos do processador e da Memória.
Apenas para constar, tecnicamente, as especificações de memória e processador incluem: CPU ARMv6-compatible processor rev 5 (v61), Memória Ram Total 165,70Mb, System Storage 206Mb Total e 69Mb Disponíveis, User Cache Storage 50Mb Total e 48Mb Disponíveis, User Data Storage 211Mb Total e 143Mb Disponíveis.
BATERIA: Em teoria, o x10 mini tem duas grandes desvantagens nesse quesito. A primeira seria da bateria são ser removível pelo próprio usuário e o segundo da bateria do X10 mini ter apenas 950mah.
Isso na teoria, na prática as coisas podem não ser tão ruins quanto parecem. Quanto ao fato da bateria não ser removível, particularmente nunca tive uma bateria extra em meus smartphone; já em relação à duração, ela não deixa a desejar ao ser comparada com outros smartphones com bateria de maior capacidade, mas que têm recursos que consomem mais energia.
Em um dia padrão meu, tenho tido um uso bem básico do smartphone (e justamente por isso escolhi algo que fosse compacto e semelhante a um celular comum). Basicamente algumas sms e ligações, câmera fotográfica, ligando o serviço de dados apenas quando vou fazer uso de fato, além de algumas consultas. Nessa situação, obtive os seguintes resultados:
Dia 04/08: 14h 25m de uso (algumas notas, 3 telefonemas, 8 mensagens, umas 6 fotos com flash e geotag...) = Nível da bateria 77% » Noite do dia 04/08 para 05/08 em standby » Dia 05/08: 15h 15m de uso (5 notas, 2 telefonemas, 5 mensagens, umas 2 fotos, 10min de navegação wi-fi, 10min de navegação EDGE, opções para economia de energia ativadas...) = Nível da Bateria 42%
Particularmente não tenho feito um uso pesado de 3G, Wi-Fi e GPS nos meus celulares, a não ser o GPS para monitorar minhas caminhadas, mas devido ao grande consumo, tenho evitado ao máximo, e usando apenas quando necessário. Por esse motivo, não tenho como avaliar seu desempenho em outras circunstâncias.
Em tempo: Eu já estava bem satisfeito com o resultado, mas teve mais um fator que me animou bastante. O tempo de carga da bateria do Xperia X10 Mini é extremamente rápido, não estava preparado para o teste ainda, então preciso refaze-lo para poder falar mais precisamente, mas acredito que tenha levado um pouco mais de 1h para dar uma carga completa, de 10% a 100%.
AUDIO: senti que o volume do áudio no X10 mini é um pouco atrapalhado pelo tamanho da abertura feita na carcaça, mas continua plenamente audível (nuca perdi uma chamada, como já aconteceu com outros aparelhos que tive). Apesar do auto-falante ficar na parte de trás, a pequena curvatura que ele tem, faz com que sua caixa de som não fique encostada na superfície (ao menos quando ela não é fofa), impedindo assim que o som fique abafado.
Apesar da entrada do fone de ouvido ser um pouco diferente, ela é 100% compatível com os fones de 3.5” padrão, e nem o próprio fone que acompanha o aparelho faz uso daquela conexão retangular que fica ao lado da entrada de 3,5mm. Li que esse design do plug é para permitir a compatibilidade com o “Hi-Fi Headset with Remote MH810”, que infelizmente não acompanha o kit básico.
TELEFONE: aqui vou comentar os três pontos de vistas, o lado simplesmente do hardware e sua implicação na prática, o software e o uso. Em termos de hardware, as especificações mostram que ele é quadribanda GSM e tribanda 3G, na prática o que posso dizer que a recepção de sinal dele é muito boa, passou tranqüilo no teste do elevador, onde a grande maioria dos smartphones que tive foi reprovada.
O software é bem integrado, a discagem é fácil, o acesso à agenda e ao log de chamadas, mas achei chato que as opções de viva-voz e mudo só aparecem depois que o outro lado atende a ligação.
Por último, em termos de uso, entrando um pouco na questão do design, o X10 mini me surpreendeu muito como telefone, o som é alto e claro a outra pessoa consegue me ouvir tranquilamente e a empunhadura é perfeita.
CONECTIVIDADE: nessa área meus testes foram bem superficiais, e deixei de lado a micro usb, que não requer muitos testes, e o bluetooth nesse primeiro momento, pois meus principais usos necessitariam de softwares extra, que não queria testar por enquanto.
O GPS eu testei rapidamente, dentro de casa, e o resultado me agradou: ativei o GPS do X10 mini próximo a janela, e rapidamente ele fixou o sinal (noite nublada com pouca chuva). O wi-fi eu achei um pouco fraco, qualquer obstáculo entre o AP e o X10 mini provocava uma significativa queda no sinal, não observada com tanta intensidade no meu netbook.
CÂMERA: a câmera do X10 Mini é extremamente simples, mas por outro lado devo dizer que ela também é bastante competente. De recursos/ajustes existe apenas a ativação ou desativação do flash na parte superior esquerda, link para a galeria na parte inferior esquerda, indicador de GEOtag na parte inferior, link para alterar entre foto e vídeo na parte superior direita e acesso aos modos (auto, macro, crepusculo ou esportes) na parte inferior direita. Fora isso é só apertar o obturador e pronto.
Uma pequena dificuldade que tive inicialmente foi em manter a câmera firme para tirar foto, é necessário um certo costume para conseguir segurar a câmera de modo que a foto não saia nem borrada nem tremida. Fora isso, com um pouco de prática, a performance é bem legal: as fotos tiradas ficam com uma boa aparência, o flash tem um bom desempenho para um LED, e a velocidade da câmera também é muito boa.
SISTEMA OPERACIONAL: apesar de ser o “bom” e velo android 1.6 com algumas mexidas na interface, o comentário de alguns usuários de Android me motivaram a comentar os recursos do Sistema Operacional, já que acredito que alguns deles são específicos da adaptação do Amdroid para o X10 Mini que não estão presentes em outros modelos.
Nas configurações, estão os itens Sony Ericsson (configurações para o timescape, camera, e-mail, mensagens e navegador), Controles sem fio (wi-fi, bluetooth, ativar/desativar a rede de dados, modo de rede e pontos de acesso), Configurações de DRM, Configurações de Chamada, Som e Exibição (volume, toque, vibração, acelerômetro, brilho, animação), Sincronização de Dados (dados em segundo plano, sync automático e o que deve ser sincronizado), Segurança e Local (usar gps, usar redes sem fio, compartilhar com o google, bloqueio, senha), Aplicativos, Cartão SD e Armazenamento, Data e Hora, Localização e Texto, Pesquisa, Acessibilidade, Reprodução e Fala, Sobre o Telefone, Configurações Básicas.
SOFTWARES: como o X10 mini inclui além dos softwares nativos normais alguns modificados e alguns extras, além de ter também a incompatibilidade com alguns softwares de terceiros por conta da resolução QVGA, resolvi falar um pouco sobre esse ítem no review.
Navegador: browser bem competente com facil navegação e sistema de zom, é possivel acessar/ler sites de forma relativamente confortável usando ele
E-mail/Gmail: aplicativos padrões para acesso ao e-mail
Market: o android market capado do brasil
Alarme:
Calendário:
Geotags: mostra no mapa as fotos tiradas pela câmera quando tiradas com o geotag ativado
Facebook: aplicativo padrão do facebook
Playnow:
Vídeo:
Youtube: aplicativo padrão do youtube
Mapas: Google Maps
Rádo FM:
Google Talk: aplicativo padrão do gtalk
Calculadora:
Cronômetro:
Contador:
Backup and Restore:
Álbum: album de fotos bem simples mas competente, gostei muito do modo de zoom preciso e eficiente em telas pequenas
Music Player:
TrackID: identificia uma música que está tocando, no estilo do midomi/soundhound, mas bem menos funcional
Sync:
Orkut: programa para acessar o orkut que carece de algumas funções mas é bem prático
Timescape: interface da Sony Ericsson para acesso a mensagens SMS, do Facebook e do Twitter, que também funciona como widget
Wisepilot: navegador GPS que vem pré-instalado no X10 Mini, usei pouquissimo, mas pelo que vi não tem navegação em 3D/primeira pessoa
NeoReader: leitor de código de barras muito ruim, já que ele parece ignorar o autofocus da câmera.
RoadSync Calendar e Mail:
Jogos: Assassins Creed (Trial, a imagem é triste quando comparada a do mesmo jogo para iPhone), Peggle, Edge, Roller Coaster
Notas:
Além desses, ainda tenho alguns programinhas de terceiros que já instalei no meu Sony Ericsson X10 Mini. São eles o My Tracks, que tem um pequeno review aqui, o Nimbuz, que uso para msn e skype, o speedtest que tenho usado para monitorar a velocidade da minha conexão, e outros 3 que estou escolhendo qual ficará como titular para medir o consumo do meu pacote de dados: net countter, data counter, smart monitor e 3G watchdog.
CONCLUSÃO: acho que isso é meio óbvio, mas só para não dizer que não falei: o xperia x10 mini não é um smartphone para todos, mas é para muitos, para muito mais pessoas que os grande smartphones de fato são.
Ok, o X10 mini não é direcionado aos hardusers que pretendem ler grandes textos ou navegar na internet o dia inteiro, ou para quem quer usá-lo quase como substituto de um note, mas mesmo assim ele pode agradar muitos apaixonados por tecnologia e de quebra ganhar adeptos entre os usuários que desejam apenas um telefone experto, leve, compacto, fácil de usar e com uma boa câmera.
Da experiência que tive com o x10 mini posso dizer que ele desempenha bem todas as atividades básicas de um usuário comum com conforto e sem complicação. Aos que são um pouco mais exigentes ele também atende se mostrando eficiente para sms, email, leitura de pequenos textos ou paginas na internet, e de quebra suportando a instalação de alguns programinhas extras que suprem certas necessidades especiais (eu, por enquanto só tenho o nimbuzz (skype e MSN) e o my tracks instalado aqui, de resto os nativos têm me servido por enquanto).
Um aparelho nota 10 pra mim, que cumpre tudo o que promete e me atende maravilhosamente bem. E, além de tudo, para ajudar ainda mais na relação custo/benefício, o X10 mini é um smartphone com um excelente preço (custa 899 no pré-pago ou desbloqueado, podendo chegar a 699 em planos mais modestos e, provavelmente, sair até de graça em planos mais recheados).
Prezado Bruno Leony. Comprei um Xperia mini 10 e estou profundamente decepcionado. O bluetooth so será ativado quando da atualização do sistema prometida para outubro, só não dizem de que ano. Por enquanto, se quiser (acho ótimo quando a atendente diz para a gente: se quiser -- afinal se comprei com a função é evidente que quero que ela exista para uso imediato) e claro que quero, so ha opção de baixar no market do android um aplicativo que permite apenas enviar do aparelho para outro mas não receber. A bateria, sem fazer ligações, dura menos que um dia. E só ficamos sabendo que ela não pode ser substituída pelo usuário após a compra. A câmera, tida como de 5 mega pixels tira fotos com resoluções super baixas e de péssima qualidade. O meu K790i, com apenas 3.2 mega tira fotos cujo arquivo chegam a mais de 2 mega. O Xperia, mesmo a luz do dia, em qualquer dos 4 modos únicos de opções, não se consegue um arquivo com mais de 600kb. Achei o aparelho uma grande enganação da Sony Ericsson. Ainda mais que só ficamos sabendo de todos esses problemas após a compra. E particularmente sou fã de carteirinha dos aparelhos da sony ericsson. Compro celular deles desde quando era epenas Ericsson. Ricardo Bottari - rybrenny@hotmail.com
ResponderExcluir18 de agosto de 2010 00:30
Ola Bruno.
ResponderExcluirBaixei o Nimbuzz e consegui conectar msn, porem não consegui localizar o Skype, pode me dar uma dica?
Abraço.
Roberto P Vieira