Nos últimos dias foi possível notar um grande alvoroço sobre os bugs existentes no iPhone 4, sobretudo o bug da perda de sinal, que ocorreria ao segurar o iPhone de determinada forma. Tudo isso culminou com a Coletiva de Imprensa da Apple em 16 de julho de 2007, onde a mesma negou a existência de problemas, mas deu a entender que, na verdade, eles existem mas não são viáveis de serem corrigidos.
Durante o deserolar da história, inclusive durante a coletiva de imprensa, váriosf fatores ajudaram a formar esse meu ponto de vista, conforme descrevo a seguir.
• a Apple ter oferecido o tal bumper como “brinde” não colou para mim. Realmente acho que, na verdade ele disse: ou você presta atenção na forma como segura seu iP4, ou usa um desses.
• o fato de Jobs citar outros aparelhos que têm falha semelhante a do iP4, por si só já assume: “o iPhone 4 tem problemas, mas não é o único”.
• se isso já existia em outros iPhones e em aparelhos de outras marcas, porquê só no iP4 as reclamações atingiram essa proporção? Implicância? Acredito que não, talvez no iP4, o probelma seja pior ou mais freqüente.
O iPhone é um produto da Apple não consumido apenas pelos fanboys, ele alcançou um público muito maior, pessoas que querem simplesmente usar o celular e que não tem qualquer compromisso com a marca, por isso reclama abertamente quando se sente prejudicado.
Tá certo que o uso da case para resolver o problema nem é tão ruim, já que grande parte dos usuários usam alguma capa para proteger o iPhone, mas certemente estraga o grande apelo visual do iP4 (talvez a solução que menos interfira nisso seja o bandaid).
Além disso, o fato do aparelho ter um preço elevado, uma boa reputação e um grande público acabe o deixando os consumidores mais exigentes, e o iP4 mais suscetível à críticas, principalmente sendo elas fundamentadas.
Agora, uma coisa que fiquei pensando, não sei se é viagem da minha cabeça, mas talvez faça sentido. Lembram daquele protótipo do iPhone 4 todo disfarçado com case e tudo mais? Se o iP4 era usado dessa forma nos testes de campo, será que tudo isso não serviu para mascarar o problema de recepção, fazendo com que o aparelho fosse lançado sem uma possível revisão de hardware para corrigir esse problema?
Bem, nisso tudo há muitos fatos, mas também muitas especulações e talvez nem mesmo Jobs saiba de toda a verdade. Só me estranhou mesmo um descuido tão bobo em uma empresa como a Apple, ainda mais em um aparelho que vinha de uma série excelente.
Espero realmente que a Apple resolva esse problema de alguma forma aceitável nas unidades futuras. Por isso, mesmo estando doido por um iP4, vou aguardar um bom tempo, mesmo após sua chegada no Brasil, antes de comprar um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário